Perturbação dos
Sons da
Fala
Estratégias
Quando as Perturbações dos Sons da Fala se devem a questões fonéticas importa começar por perceber se as estruturas imprescindíveis para a articulação estão adequadas.
- Analisar a mordida da criança, a sua mobilidade e tonicidade da musculatura oro facial;
- Caso hajam alterações ao nível da mordida reencaminhando para uma consulta de ortodontia;
- Trabalhar, se necessário, a mobilidade dos lábios, da língua, das bochechas através de exercícios isotónicos e isométricos sempre de frente para um espelho e com o modelo do adulto (ex. abrir bem a boca e elevar a língua; encher a boca de ar e controlar a sua saída com a contração dos lábios);
- Demonstrar à criança/adolescente a correta posição dos lábios / língua / boca aquando da produção de determinado som alvo;
- Promover a consciencialização do movimento incorreto que a criança/adolescente está a realizar de forma a conseguir alterá-lo.
- Promover a sua produção em frente ao espelho, primeiro em contexto isolado e posteriormente em contexto de sílaba/palavra;
- Promover a prática diária de exercícios para que haja a consolidação do som alvo.
Quando as Perturbações dos Sons da Fala se devem a questões fonológicas o trabalho a realizar é diferente:
- Promover a consciencialização de como deve ser produzido o som que a criança não consegue produzir;
- Caso hajam processos em que esse som esteja a ser substituído por outro promover a consciencialização dos dois sons e das suas diferenças;
- Trabalhar a produção do som alvo sempre em posição inicial de palavra e numa estrutura silábica simples e ir complexificando à medida que vão havendo evoluções;
- Introduzir várias tarefas de consciência fonológica (como a segmentação silábica ou a identificação da sílaba inicial).