Uma das características das Perturbações do Espetro do Autismo é a existência de alterações no domínio da linguagem/comunicação. Ainda que cada criança apresente as suas próprias limitações, existem estratégias que podem ser implementadas em crianças com diagnóstico de PEA moderado/grave:
Mesmo que a criança não comunique verbalmente, a oralidade nunca deverá ser esquecida e todas as rotinas da criança deverão ser verbalizadas, incentivando-a a comunicar;
Identificar um meio de comunicação (ex. uso de imagens, de gestos, cadernos de comunicação) adequado para a criança de forma a esta poder comunicar com o mundo que a rodeia;
Estimular a capacidade de generalizar os conceitos (ex. um copo de plástico e um copo de vidro representam o mesmo conceito);
Estimular a capacidade para dar objetos/imagens a pedido com ou sem recurso a suporte visual (ex. num conjunto de seis itens pedir um especifico à criança)
Estimular a capacidade para cumprir ordens do dia-a-dia (ex. pendura o casaco) ou ordens com graus de complexidade distintos (ex. põe o cão a dormir / dá a maçã ac menino);
Estimular a nomeação de imagens/objetos com e sem recurso ao modelo do adulto;
Agrupar imagens de acordo com as suas características;
Juntar duas palavras de forma a produzir frases simples, se necessário recorrendo ao sistema pictrográfico.
Quando as crianças apresentam um diagnóstico clínico de PEA ligeiro e exibem capacidades comunicativas, será importante estimular a sua aplicação em contexto natural. Para tal será essencial:
Alargar o vocabulário da criança recorrendo a diferentes suportes visuais;
Promover o uso correto da frase com e sem suporte visual;
Estimular a capacidade da criança fazer perguntas, de responder de forma adequada ao que lhe foi pedido, bem como saber esperar pela sua vez de falar.